Quando a fotografia gastronômica se torna Arte…

A obra de Francesc Guillamet transcende a realidade “comestível” e se transforma em “objeto” com vida própria. A imagem passa a ser o relevante, o prato ou produto um meio para despregar toda sua criatividade.

Agora que o El Bulli não mais existe as fotos evidenciam não fósseis, mas arte por si mesmas. Fotos que atualmente poderiam se ver defasadas mostram uma intemporalidade  própria da boa pintura ou escultura.

As fotos da exposição “El Bodegón Recuperado”(para entender expressão ler o apartado abaixo) que fez parte do Málaga Food & Wine Festival 2014, foram produzidas em câmara digital e reproduzidas por um processo de revelado artesanal parecido ao antigo branco e preto chamado Platino-Cromia, que proporciona à imagem qualidades especiais de luminosidade e preservação. É uma forma de dignificar a foto digital.

  •  “Natureza Morta” é um estilo dentro da arte que retrata animais, flores e objetos, que podem ser naturais (frutas, alimentos, plantas, rochas ou conchas) ou feitos pelo homem (utensílios de cozinha, mesa s, antiguidades, livros, jóias, moedas, garrafas, etc). Esse ramo da pintura normalmente utiliza o desenho, a cor e iluminação para produzir um efeito de serenidade, bem-estar e harmonia.

  • Na História da Arte espanhola o termo “bodegón” se refere a uma composição plástica onde se utilizam alimentos e objetos de uso cotidiano.