Eu me fiz essa mesma pergunta quando a mais ou menos dois anos dei com o site. Apenas uma página, com uma simples receita de Gravlax, mas tão bem realizada e editada que guardei o link.

Após algum tempo, passeando com o Brent pelo Pike Market , desfrutando de um ensolarado sábado em Seattle (coisa difícil onde as haja…)demos com um recinto com amplas janelas onde se deixava apreciar um verdadeiro “laboratório Gastronômico” com todos os “brinquedinhos”de ultima geração como sous-vide (muitos!!!), câmara de resfriamento rápido, tanques de nitrogênio, fornos combinados, enfim uma cozinha de fazer inveja. Em uma grande televisão de cara ao público vídeos muito bem editados e bem loucos, todos com o referencial comida, captavam ainda mais a atenção.

Não atinamos a descobrir o que poderia ser, já que à vista também estavam vários MAC, como interagindo com todo o outro material high-tech e a cozinha parecia uma área de trabalho real, nada do tipo “show televisivo”.

Fora, ao lado da porta de entrada, umas folhas listadas e uma caneta para deixar o email, como que sabendo a curiosidade que o local evoca aos que passam por lá.

Foi assim que descobri ChefSteps!

Ooops! Não… Corrijo: Descobri o ChefSteps quando dei com o Gravlax. Desde então o site agregou centenas de novas receitas e em apenas dois anos se tornou uma referência no que se refere a gastronomia.

Sou fã número um da fantástica equipe (formada por feras de várias áreas como chefs, fotógrafos, designers, cientistas e engenheiros) e site que de forma inovadora, divertida, inteligente e altamente profissional, ensina on-line como cozinhar melhor e criativamente, incrementando habilidades de milhares de “mestres-cucas” amadores ou não, no maravilhoso mundo da cozinha.

E o mais incrível de tudo? Grande parte do conteúdo é GRATUITO! E o que é pago é tão baratinho que deveria fazer corar a muitos “cursos” que cobram um absurdo por algo bem menos ambicioso.

O Forum do site é bem ativo, com uma importante comunidade internacional que cresce a cada dia. Para participar basta se inscrever. Passa-se a ter uma página pessoal onde vão se acrescentando as atividades que cada participante segue, fotos de pratos, e algumas cositas mais todas bem cool.

Untitled-1 copy

E quem quiser conferir os vídeos que comento no princípio do artículo (please… longe das crianças, é perigoso 🙂 )basta acessar ao blog e ver como esse povo se diverte com o que faz! http://blog.chefsteps.com/tag/high-speed-video/

Os artificies da ideia são Chris Young (chef) Grant Crilly(chef)and Ryan Matthew Smith (fotografo) que por vários anos trabalharam na primeira linha de realização do famoso projeto Modernist Cuisine: The Art and Science of Cooking. Como o curriculum de cada um está no site (recomendo a leitura do Press Kit) não creio necessário me estender no assunto.

Hoje recebi “quentinho” o novo documental que a equipe filmou em primavera.

É, se não me engano, o terceiro evento “monumental” que o grupo realiza. Os garotos adoram brincar com fogo… E eu compartir no meu blog coisas que fazem o mundo melhor.

Para entender o que é o ChefSteps segue o comentário de Jeffrey Kim um dos membros da comunidade que reflexa bem o perfil:

This is beautiful, innovative, and inspiring. But what I love most, with this documentary especially is that you connect with the community emotionally. Documenting information, knowledge, and experience is great, but if there is no emotion, if there is no love, what’s the point, especially when we’re talking about food. ChefSteps sparks a desire in individuals to cook intellectually and create memorable moments with food and people. That’s why I love ChefSteps. Kudos.

A tradução vem a ser…

(Isso é bonito, inovador e inspirador. Mas o que eu mais amo, em este documentário especialmente, é que vocês conectam com a comunidade emocionalmente. Documentar informações, conhecimento e experiência é ótimo, mas se não há emoção, se não há amor… Que é o importante especialmente quando estamos falando de comida. ChefSteps desperta nas pessoas o desejo de cozinhar usando o intelecto e criar momentos memoráveis ​​com comida e pessoas. É por isso que eu amo ChefSteps. Felicitações.)

Não deixe de entrar no www.chefsteps.com!

MUITO que se aprender nas dinâmicas e bem dirigidas “CLASSES”.

http://www.tout.com/u/chefsteps

http://www.chefsteps.com/forum

http://blog.chefsteps.com/tag/high-speed-video/