Continuação do programa  Congresso Internacional de San Sebastian – Gastronomika

 

Eventos focados ao serviço de sala e hotelaria

Com o mais extenso programa dentro das quatro vertentes poderemos ver desde concursos até exposições, passando por catas, degustações e palestras nos mais emblemáticos hotéis da cidade sobre novas formas de gestão dentro da hotelaria. Difícil citar todos.

 Algumas das palestras…

Novas sinergias entre a carne ibérica e o vinho. Dois “pesos pesados” defendendo o tema: Carlos Tristancho “alcaide virtual” do País de Quercus,  importante criador de suínos ibéricos e o enólogo/produtor de vinho considerado um gênio: Álvaro Palácios .

El Bulli 2010: Um começo, um fim a cargo do próprio Ferran Adrià

O Queijo, problema ou solução? As chaves para sua escolha conservação e serviço de mesa. Infelizmente não há no Brasil a tradição dos carrinhos de queijos em restaurantes. Na Europa também está passando a ser um luxo devido ao alto custo do mesmo. Daí o interesse da proposta.

Cata: O Bouquet do Pão. Xavier Ramón e Marc Martí estão desenvolvendo em Barcelona um trabalho importante com o pão. A vanguarda ligada a técnicas tradicionais e um processo rigoroso de elaboração dão como resultado: Triticum

A grelha aplicada ao mar. Palestra proferida por Aitor e Pedro Arregui, proprietários do tradicional e excelente restaurante Elkano, mestres no que confere de aplicar a técnica do cozimento ao carvão a peixes e mariscos fresquíssimos

Madurações improváveis australianas. Neil Perry nos explicará por que e como a carne na Austrália agüenta uma maduração maior que o normal.

No “Planeta Parrilla” o que vem a ser o “Planeta Grelha” evento que da ênfase ao sistema de cocção ao carvão haverá a participação do nova-iorquino Adam Perry que mostrará com degustação incluída “barbacues” de varias regiões dos EEUU.

Os jovens também poderão desfrutar no apartado Gastronomika Adolescente , uma proposta genial onde três grandes chefs: Quique Dacosta, Dani Garcia, Eneko Atxa ensinarão receitas fáceis, divertidas e saudáveis.

GastronomikArt vem a introduzir as Artes Plásticas no evento. O mundo da gastronomia vista pelo artista. A exposição de escultura de Ramón Rodeta “Sentidos” e O Silencio do Vazio. Visões de um mundo comestível” de Enrique Fleschimann, Borja Garcia-Argüelle e Juantxo Egaña. Os quatro são cozinheiros.

Os concursos…

I Concurso Internacional  de Gin Tonic “Jordi Estadella”

Jordi Estadella foi um personagem televisivo, gastrônomo de primeira e homem muito estimado que adorava Gin Tonic. O Concurso é uma homenagem. Não sei se haverá degustação…  Uma pena.

I Concurso Nacional de Parrilla

Dez dos melhores “parrilleros” do país competirão entre si para levar o premio “Rei das Parrillas”.  O mais curioso é que eles serão os próprios jurados.

 Ficam pendentes:

    

 Só que esses ficarão para a  volta! 

Laster arte! Agur!